Comitê de Cidadania de Juiz de Fora discute eleições e representatividade dia 28 de maio de 2018

Início: 24/05/2018
Encerramento: 24/05/2018

Comitê de Cidadania de Juiz de Fora discute eleições e representatividade dia 28 de maio
28 de maio, às 19h, no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

O Comitê de Cidadania de Juiz de Fora, em parceria com os alunos do quarto período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará o evento “Eleições e Representatividade” na segunda-feira, 28 de maio, às 19h, no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

A mesa redonda composta por Maria Enilda, representante do Comitê, e pela doutoranda em Educação na UFJF, Carla Romão, irá abordar como temática a conjuntura política brasileira e as análises para as eleições de 2018. Na discussão será destacada a representatividade da juventude, das mulheres e das questões raciais dentro dos espaços de poder da sociedade, além da necessidade de motivar a participação política dos cidadãos.

O evento é gratuito e aberto para todos os interessados. Quem deseja receber o certificado de participação na palestra deve realizar a inscrição acessando o link do formulário.

Sobre o Comitê

O Comitê de Cidadania, que foi criado no contexto de mobilização contra a corrupção eleitoral de 1999, acompanha as decisões jurídicas da cidade desde 2001. Como desdobramento da ação, ocorreu a criação da primeira lei de iniciativa popular – a Lei 9840/99. Parte dos integrantes dessa campanha se reuniram para dar continuidade ao debate sobre política e estabeleceram a organização do Comitê de Cidadania com o objetivo de acompanhar a atuação dos vereadores no exercício de suas funções.

Atualmente o grupo conta com cerca de 15 integrantes, que se mantém presente nas reuniões ordinárias da Câmara. As informações coletadas sobre as principais leis aprovadas e os gastos públicos dos vereadores são divulgadas por meio de um informativo semestral.

Sobre as convidadas

Maria Enilda é formada em Geografia pela UFJF e possui pós-graduação em Geografia econômica pela Faculdade de Ciências e letras Plínio Augusto do Amaral em Amparo – SP. Ela coopera com o Comitê de Cidadania, realizando trabalho apartidário, ecumênico e voluntário, que visa expandir a participação e conscientização cidadã dos juizforanos. Ela é uma das coordenadoras da iniciativa e frequenta as reuniões da Câmara Municipal, participa da elaboração de projetos e do fechamento do boletim semestral.

Carla Romão é formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e estuda temas ligado à mulheres, feminismos, juventudes, gênero, identidade, espaço escolar e diferença. A Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FACED/UFJF) atua na linha de pesquisa ‘Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional’. Ela também compõe a Coletiva Feminista Luiza Mahin e integra o Coletivo Flores Raras.

 

Fonte: www.facebook.com/Comitedecidadaniajf/

05 AgendaComitês - 21MAI2018