Dicas para manter o negócio durante a pandemia do coronavírus

Dicas para manter o negócio durante a pandemia do coronavírus

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral atento às mudanças que a pandemia do coronavírus tem causado na sociedade, em parceria com as organizações que compõem a REDE MCCE vai ceder espaço nas redes sociais e site para trazer orientações, dicas e informações ao nosso público.

Em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, entrevistamos o conselheiro Haroldo Santos Filho para saber como a POPULAÇÃO, o  MICROEMPREENDEDOR e o PEQUENO EMPRESÁRIO pode atravessar esse período de paralisação econômica que se faz necessária.

1-  Quais as principais cuidados que o cidadão precisa tomar com as finanças pessoais e familiar para manter a saúde financeira durante essa pandemia do coronavírus?

Tudo o que está acontecendo é muito novo para a sociedade e também para os poderes constituídos. Por isso, não se sabe exatamente o que vai acontecer, no curto e no médio prazo. Portanto, o cidadão precisa tomar os seguintes cuidados, durante a pandemia:

– Saber que a pandemia vai passar, mas que agora haverá menos dinheiro circulando na economia e, por isso, o cidadão precisa se preparar para chegar bem, com a sua família, ao final da crise.

– Suspender, imediatamente, quaisquer gastos supérfluos da casa, pois não se sabe até quando vai durar a crise e quanto de dinheiro ainda se precisará para as necessidades básicas.

 – Contatar os fornecedores de bens e serviços e renegociar seus pagamentos. Não deixar para quando não estiver mais conseguindo pagar, não. Seja proativo e proponha formas mais dilatadas de pagamento. Isso vale para conta de água, luz, telefone, escola dos filhos, conta do açougue, enfim, tudo.

2- O CFC solicitou a Receita Federal que fosse prorrogado o prazo por 90 (noventa) para apresentação da declaração de imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas. Qual o impacto positivo que essa medida traz ao cenário brasileiro?

O CFC solicitou à Receita Federal a prorrogação do prazo de uma série de obrigações tributárias acessórias, pois com a crise do Coronavírus, muitas empresas estão com sua força de trabalho reduzida, o que dificulta em muito o cumprimento dos prazos estabelecidos na legislação. Caso essa prorrogação não aconteça, milhares de empresas serão multadas, dificultando ainda mais a situação financeira das mesmas e gerando mais desemprego no país. Com relação especificamente ao Imposto de Renda das Pessoas Físicas, cuja prazo vence em 30 de abril, pode ocorrer o mesmo, caso o governo não prorrogue o prazo.

3- O microempreendedor pode ser um grupo extremamente afetado durante essa pandemia, uma vez que não tem capital de giro para se manter. Quais as medidas ele precisa tomar para manter a saúde financeira?

Há uma grande incerteza, neste momento, para os negócios. Apesar de a prioridade ser a preservação das vidas, acima de qualquer outra coisa, os negócios também precisam ser preservados, uma vez que muitas outras vidas dependem de seus funcionamentos. Assim, algumas dicas são:

– Ainda mais do que o cidadão, a empresa precisa proteger o seu CAIXA de sorte a conseguir ter sobrevida, durante a crise, sabendo-se que sua movimentação tradicional será fortemente reduzida, em função do Lockdown, ou seja, do isolamento social severo adotado no país.

– Procure incentivar os clientes a não cancelarem suas compras, mas, sim, postergá-las, se possível.

– Honre seus compromissos com terceiros, principalmente com fornecedores, mas tente renegociar imediatamente suas dívidas.

– Aproveite todas possibilidades legais de postergar o pagamentos tributos, conforme já foi autorizado pelo Governo. Neste caso, não deixe de consultar o seu contador, claro!

– Coloque os funcionários que sejam indispensáveis ao seu negócio em HomeOffice. Quanto aos demais, dê férias coletivas.

– Reveja seu fluxo de caixa e seja crítico em relação aos seus custos fixos. Cortar custos é uma prática que deve ser adotada no dia a dia de todo empresário. Mas, agora, mais do que tudo é uma questão de sobrevivência. Só preserve os gastos que sejam imprescindíveis para manter sua empresa viva neste período de paralisação.

– Avalie o seu estoque e reponha, neste período, somente produtos que tenham saída mais rápida. Quanto aos produtos que já estejam parados há algum tempo em seu estoque, faça grandes promoções para vendê-los. Afinal, seu maior objetivo durante a crise é fazer caixa.

– Se precisar de crédito, avalie aqueles que tenham sido criados exatamente para ajudar as empresas neste momento de crise. Certamente, será o dinheiro mais barato que o empresário conseguirá para manter de pé o seu negócio.

– Se precisar, não hesite em procurar o seu contador para tirar dúvidas sobre a manutenção de sua empresa, durante a crise. Ele é o profissional mais preparado para ajudá-lo a sair dessa e ficar ainda melhor.

4-  Quais as formas de obtenção de crédito estão disponíveis para as empresas para esse momento?

Já foram criadas várias linhas de crédito especiais, para uso exclusivo durante a pandemia. Exatamente para minimizar os impactos nefastos provocados pela paralisação, estrelinhas possuem maior carências, maior prazo de pagamento e menores juros. Alguns são encontrados no BNDES, BNDES FINAME, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, para citar alguns. O ideal é que os detalhes destes financiamentos possam ser obtidos diretamente com o fornecedor do crédito.

Fonte: Gabrielle Garcia (ASCOM MCCE)