MCCE apoia a campanha de mesários voluntários nas eleições 2020 do TSE

MCCE apoia a campanha de mesários voluntários nas eleições 2020 do TSE

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral apoia a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançada no dia 14 de agosto, que estimula eleitores a serem mesários voluntários nas Eleições 2020 e que também incentiva as empresas doarem produtos de proteção contra o coronavírus.

Para reduzir os riscos de contaminação o TSE, irá oferecer aos mesários máscaras, proteções do tipo face shield, álcool em gel além de desinfetante para o ambiente da seção eleitoral.

Para conseguir todo o material necessário, foi lançado o edital com regras para empresas que queiram fazer doação a Justiça Eleitoral. Os interessados devem apresentar a manifestação de interesse até às 19h, do dia 24 de agosto, pelo e-mail doacaoeleicoes2020@tse.jus.br.

Os interessados em participar voluntariamente podem se inscrever no programa nos cartórios eleitorais de suas cidades, preencher um cadastro no site de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou fazer sua inscrição por meio do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Se for convocado, o eleitor receberá uma carta de convocação no endereço cadastrado na Justiça Eleitoral. Na carta de convocação, já são informados a data e o local em que o eleitor deve comparecer para receber o treinamento. Dúvidas também podem ser esclarecidas entrando em contato com o cartório eleitoral.

No caso do mesário voluntário, a convocação não é automática. O cartório eleitoral vai analisar a ficha de inscrição e verificar se existe vaga na seção de votação do candidato a mesário. Havendo vaga e não existindo impedimento, o eleitor poderá ser convocado.

O MCCE lembra que o mesário não é remunerado, mas recebe auxílio-alimentação, tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função e dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral.

Colabore com o processo democrático sendo um mesário voluntário! Conheça a campanha “SEJA MESÁRIO VOLUNTÁRIO!”, clicando aqui https://bityli.com/bEX1j

Fonte: Com informações do site TSE