MCCE participa de audiência pública sobre candidaturas avulsas

MCCE participa de audiência pública sobre candidaturas avulsas

Na tarde da segunda-feira, dia 09 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF) o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral participou da audiência pública para debater a respeito das candidaturas avulsas. O objetivo do evento era saber o posicionamento dos movimentos sociais sobre a possibilidade de lançamento de candidatos não vinculados a partidos políticos.

O diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano Caparroz dos Santos comentou a respeito do papel fundamental do movimento no fortalecimento da democracia e na ampliação da participação da sociedade no processo eleitoral.

Ele defendeu a modernização dos partidos políticos e afirmou que eles precisam cumprir o papel de atrair o voto dos eleitores na busca da representação. Pois as falhas existentes contribuem para a descrença da população que se queixa sobre os números excessivos desses grupos.

Os partidos não formam quadros, os recursos não são transparentes e não ajudam na inclusão. Não incluem as mulheres, os negros, as ditas minorias que são maioria”.

Luciano Caparroz dos Santos encerrou a fala sugerindo que fosse feita uma consulta aos cidadãos a respeito das candidaturas avulsas. Usando das ferramentas da democracia direta como o plebiscito seria uma alternativa para resolver assuntos como este. O próprio eleitor poderia se manifestar qual seria vontade dele. Ao contrário de deixarmos essa decisão, na mão e na mente de poucas pessoas”, frisou.

Créditos da foto: Rosinei Coutinho (SCO/STF)

Fonte: Gabrielle Garcia (Ascom MCCE)