No Pará, MCCE irá debater sobre Desinformação em Eleições 2020

No Pará, MCCE irá debater sobre Desinformação em Eleições 2020

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral estará em Belém do Pará com o programa Democracia Digital – Eleições 2020 que tem como proposta construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.

A segunda edição do Democracia Digital acontecerá na sexta-feira, dia 20 de setembro, no estado do Pará na região Norte. O evento acontecerá na sede da OAB-PA e no TRE-PA.  A estreia do projeto aconteceu em Rondônia no último dia 19 de agosto, na capital Porto Velho. (CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO)

As atividades do programa acontecem até o início da campanha eleitoral do ano que vem em todas as capitais brasileiras.

O Democracia Digital – Eleições 2020 tem apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp. A realização é do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e da Agência Lupa.

Mobilização no Pará

No dia do evento, na parte da manhã, será exibido o  documentário “Democracia Digital” – uma produção Elo Company e IT&E. Em seguida, acontecerá  um debate  “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” que será conduzido pela IT&E e o MCCE com a participação da Agência Lupa.

No turno da tarde, a agência Lupa irá ministrar a Oficina de Checagem para 30 pessoas entre colaboradores do TRE-PA e também jornalistas e estudantes selecionados pela agência.

Os profissionais e estudantes que participarem da oficina presencial vão integrar o grupo  de fact-checkers da agência e poderão ser chamados a produzir checagens sobre o estado durante as próximas eleições municipais.

Alcance e dinâmica do programa

O programa Democracia Digital vai acontecer em duas etapas. A primeira conta com o processo de articulação, construção e mobilização de redes em todos os estados da União, resultando na realização de  treinamentos presenciais em técnicas de fact-checking para jornalistas, estudantes de jornalismo e servidores dos TREs nos estados.

A segunda, vai acontecer ao longo de 2020, após a realização dos treinamentos presenciais. Ela consistirá na oferta de treinamentos mais aprofundados de checagem de fatos por meio de cursos online, também facilitados pela Agência Lupa, além da mobilização e da articulação de uma ampla rede descentralizada e qualificada de combate à desinformação nas cinco regiões do Brasil.

Nesse período, a Agência Lupa vai utilizar tecnologias apropriadas para a facilitação do trabalho da rede e dos checadores. Só participará da segunda fase aquele jornalista ou estudante que concluir a atividade presencial no estado.

 Programação evento (20/09)

 9h – Apresentação MCCE (Luciano Santos, diretor do MCCE)

9h15 – Palestra IT&E (Marcio Vasconcelos, codiretor do IT&E)

9h45 – Palestra Agência Lupa (Natália Leal, diretora de Conteúdo da Agência Lupa)

10h15 – Exibição do documentário “Democracia Digital”

11h – Debate: “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”

Moderador: Luciano Santos, diretor do MCCE

Debatedores:

Marcio Vasconcelos, Diretor do IT&E (Instituto de Tecnologia e Equidade – IT&E)

Luciano Santos, Diretor do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE)

Natália Leal, Diretora de Conteúdo da Agência Lupa

Representante do TRE-Pará (a confirmar)

Alano Luiz Queiroz Pinheiro, representante da OAB-Pará

12h – Encerramento

Informações gerais

Debate Desinformação em eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”

Quando: 20 de setembro de 2019

Quem pode participar: todos que se interessarem pelo tema

Onde: OAB-Pará

Endereço: Praça Barão do Rio Branco, 93 – Campina – Belém-PA

Horário: 9h às 12h

A entrada do evento é gratuita.

Fonte: Ascom MCCE