Programa Democracia Digital – Eleições 2020 chega em Vitória

Programa Democracia Digital – Eleições 2020 chega em Vitória

O programa Democracia Digital – Eleições 2020 continua as atividades de capacitação em defesa da informação verdadeira e de qualidade no período eleitoral e agora chegou a vez do estado do Espírito Santo. A proposta é construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020 nas capitais brasileiras.

O objetivo da ação é construir nos estados redes de articulação e mobilização com a participação de públicos estratégicos. As atividades do programa vão acontecer até o início da campanha eleitoral do ano que vem.

A quarta edição do Democracia Digital acontecerá na terça-feira, dia 31 de outubro, no auditório do TRE-ES em Vitória (ES). A estreia do projeto aconteceu em Rondônia no dia 19 de agosto, na capital Porto Velho. Depois aconteceu em Belém (PA) e em Manaus (AM). O evento local também conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

O Democracia Digital – Eleições 2020 tem apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp. A realização é do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e da Agência Lupa.  

Mobilização no Espírito Santo

No dia do evento, na parte da manhã, acontecerá o lançamento e a exibição do documentário “Democracia Digital” – uma produção Elo Company e IT&E. Em seguida, acontecerá um debate “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” que será conduzido pelo IT&E e pelo MCCE com a participação da Agência Lupa.

No turno da tarde, a agência Lupa irá ministrar a Oficina de Checagem e o IT&E a palestra Cibersegurança nas Eleições (IT&E) para colaboradores do TRE-ES, jornalistas independentes do estado e estudantes do último ano do curso de Jornalismo selecionados pela agência. A palestra será para desenvolver tópicos como: princípios éticos do fact-checking; metodologia de checagem; cibersegurança – (IT&E); consulta em bancos de dados públicos, entre outros.

Os profissionais e estudantes que participarem da oficina presencial vão integrar o grupo de fact-checkers da agência e poderão ser chamados a produzir checagens sobre o estado durante as próximas eleições municipais.

 Alcance e dinâmica do programa

O programa Democracia Digital vai acontecer em duas etapas. A primeira contempla treinamentos presenciais em técnicas de fact-checking para jornalistas, estudantes de jornalismo e servidores dos TREs nos estados.

A segunda vai acontecer ao longo de 2020, após a realização dos treinamentos presenciais. Ela consistirá na oferta de treinamentos mais aprofundados de checagem de fatos por meio de cursos online, também facilitados pela Agência Lupa, além da mobilização e da articulação de uma ampla rede descentralizada e qualificada de combate à desinformação nas cinco regiões do Brasil.

Nesse período, a Agência Lupa vai utilizar tecnologias apropriadas para a facilitação do trabalho da rede e dos checadores. Só participará da segunda fase aquele jornalista ou estudante que concluir a atividade presencial no estado.

 

SERVIÇO

EVENTO MANHÃ

Evento: Debate Desinformação em eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia

Data: 31 de outubro de 2019.

Horário: das 9h às 12h30.

Público: todos que se interessarem pelo tema

Inscrição: gratuita no site http://bit.ly/democraciadigitalES

Local: TRE-ES. TRE-ES: Av. João Batista Parra, 575 – Praia do Suá, Vitória – ES, CEP: 29052-123

Informações: assessoria de comunicação do MCCE, Gabrielle Garcia – comunicacaomcce@gmail.com ou (61) 2193-9646

Fonte: Ascom MCCE