Projeto: MCCE abre processo seletivo para assessor (a) de comunicação

Projeto: MCCE abre processo seletivo para assessor (a) de comunicação

EDITAL 0002/2019
MCCE – SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ NACIONAL DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL

O MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, por meio deste edital, abre processo de seleção de profissional residente em Brasília, para 30 horas semanais (dedicação 6 horas), no seguinte cargo: Assessor (a) de Comunicação para o acompanhamento do projeto “Fortalecimento da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político”.

O projeto é uma iniciativa da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Tem duração prevista de três anos (até outubro de 2021) e conta com o apoio da União Europeia.

O/a profissional contratado/a por este edital desenvolverá ações de incidência na área de comunicação.
– Acompanhamento e incidência sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas diferentes esferas da federação, em torno das pautas relacionadas à Reforma Política, com especial atenção à democracia direta, democracia participativa, democracia representativa, democratização do sistema de Justiça e democratização da comunicação;

– Identificar pequenas OSC (Organizações da Sociedade Civil) nas cinco regiões do país e com atuação direta junto a grupos de base rurais e de periferias urbanas, grupos de mulheres, população LGBTT, povos indígenas, negros e quilombolas.

– Acompanhamento da ampliação da quantidade e qualidade da incidência política exercida pelas OSC e se as mesmas se apropriaram dos temas da reforma do sistema político e do ODS 16.

– Organização de chamada pública nacional de projetos para ações autogestionadas de formação para a formulação e incidência nos temas da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.

– Organizar atividades autogestionadas, visando adaptar os temas da Plataforma às especificidades culturais e desigualdades regionais. As atividades poderão abranger eventos presenciais como seminários, oficinas, debates, rodas de conversa, saraus, intervenções artísticas, etc., e deverão abordar um ou mais temas relativos à Plataforma e Agenda 2030, a saber: democracia (representativa, participativa, direta), democratização da comunicação, democratização do sistema de justiça, economia e democracia, além dos temas estruturantes das desigualdades no Brasil: gênero, raça/etnia e abordagem dos ODS 5, 10 e 16.

– Produção de materiais de referência que terão conteúdos pedagógicos e metodológicos voltados a subsidiar as atividades autogestionadas de formação para a formulação e incidência nos temas da Plataforma e Webinários.

– Representação do projeto em espaços públicos (reuniões, articulações, debates, audiências públicas, etc.);

– Diálogo e articulação com organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de ações de incidência nos âmbitos local, estadual e nacionais;

– Organização de eventos e campanhas;

– Respostas, sob orientação da Equipe de Coordenação do projeto e da Coordenação Executiva do MCCE, às demandas políticas que forem colocadas.

Funções de comunicação
– Auxiliar na elaboração da Chamada Pública Nacional de Propostas Autogestionadas de Formação para formulação e incidência na Reforma do Sistema Político;
– Auxiliar na organização do lançamento e Divulgação da Chamada Pública;
– Acompanhamento do Processo de Inscrição de Propostas; avaliação das Propostas;
– Auxiliar na divulgação dos Resultados da Chamada Pública;
– Auxiliar na preparação de orientações para aplicação dos recursos do apoio;
– Auxiliar na preparação e assinatura de contratos de sub-subvenção.
– Apresentar relatório sobre as atividades com informação dos resultados alcançados, listas de presença e relatório financeiro das despesas realizadas no âmbito do MCCE.
– Auxiliar nos procedimentos de contratação de serviços e logística;
– Assessoria de comunicação para os encontros no âmbito do MCCE;
– Divulgação dos encontros;
– Auxiliar na preparação do Termo de Referência para contratação de consultoria para produção de materiais de referência; auxiliar na contratação de consultoria;
– Auxiliar na avaliação do produto da consultoria;
– Auxiliar na produção de 12 Webinários em temas da Plataforma;
– Contratação de sistematizador/as, produção do conteúdo dos webnários;
– Auxiliar no desenvolvimento do Plano de Comunicação da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, incluindo a reformulação do site da iniciativa;
– Redação de notas, declarações públicas, documentos e peças de comunicação de acordo com a linha definida pela Equipe de Coordenação do projeto no âmbito do MCCE;
– Gerenciamento e alimentação dos canais de comunicação no âmbito do MCCE (site, redes sociais, canal no Youtube, entre outros);
– Auxiliar na organização da campanha “Democracia e Reforma Política”, prevista para 2021;
– Apoio na redação e sistematização do conjunto dos materiais e publicações do projeto.
– Manter contato direto com repórteres e veículos de comunicação em geral — rádio, blogs, televisão, impresso —, além de estar por dentro de atividades, eventos, projetos, elaborar releases e sugerir pautas que podem servir de notícia para a mídia.
– Responsável pela criação, formatação e produção de peças e campanhas publicitárias, bem como sua divulgação.

Perfil preferencial: Deve ter experiência em acompanhamento de projetos semelhantes, experiência em assessoria de comunicação, senso de responsabilidade, postura ética, boa comunicação, boa administração do tempo.

Do número de vagas: 01 (uma) vaga, para atuar em Brasília/DF.

Remuneração: salário bruto de R$ 4.691,98 (quatro mil, seiscentos e noventa e um reais e noventa e oito centavos)
A modalidade de contratação será carteira assinada, estando o/a selecionado/a sujeito/a aos direitos e deveres estabelecidos pela legislação, como o aviso prévio em caso de pedido de demissão.

Inscrições: os interessados deverão encaminhar documentação, em extensão PDF, para o e-mail: mccenacional@gmail.com, com o assunto “Seleção Assessor (a) Comunicação MCCE”, até o dia 30 de julho de 2019.

Os/as interessados/as devem se manifestar com envio de currículo, comprovação da experiência requerida no edital e carta de interesse/justificativa para o e-mail mccenacional@gmail.com.

Do processo de seleção
O processo de seleção consistirá de três etapas com caráter eliminatório e classificatório:
I. Análise do Currículo;
II. Entrevista pessoal (se necessário);
III. Divulgação do resultado por e-mail e/ou telefone.

Do calendário
– 24 a 30 de julho – Inscrições;
– Data a definir – Entrevista pessoal (a ser agendada).
– 31 de julho – divulgação do resultado do processo seletivo.
– 1º de agosto – início do trabalho.

Do resultado
O resultado será divulgado no dia 31 de julho de 2019 e o início do trabalho está previsto para o dia 1º de agosto de 2019, com a possibilidade de transição negociada tendo em vista outros compromissos profissionais. A contratação poderá ser reavaliada anualmente, ao longo dos três anos do projeto, até outubro de 2021.

Brasília/DF, 24 de julho de 2019.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE
17 ANOS (2002-2019)
“Voto não tem preço, tem consequências.”
20º Aniversário da Lei 9840/99 (Lei Contra a Compra de Votos)
9º Aniversário da LC135/10 (Lei da Ficha Limpa)

 

 

Fonte: Ascom MCCE