Diretoria Emérita
MCCE institui Diretoria Emérita em homenagem a personalidades que marcaram a luta contra a corrupção eleitoral
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) aprovou a criação da Diretoria Emérita, como forma de reconhecer e homenagear personalidades que tiveram atuação destacada na luta por eleições limpas e por um sistema político mais justo, ético e transparente.
A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 19 de março de 2025, antecedendo a eleição da nova diretoria e do conselho fiscal do Comitê Nacional do MCCE.
Os primeiros homenageados com o título de diretores eméritos são:



Os três foram protagonistas na construção do MCCE e tiveram papel fundamental na conquista das duas leis de iniciativa popular contra a corrupção eleitoral: a Lei no 9.840/99, que alterou a Lei das Eleições para tornar possível a cassação de registros e diplomas de candidatos descobertos na prática da compra de votos e do uso eleitoral da máquina administrativa; e a Lei Complementar no 135/10, a conhecida “Lei da Ficha Limpa” que impede a candidatura de quem tem condenações em grau colegiado.
A criação da Diretoria Emérita valoriza aqueles que dedicaram suas trajetórias à defesa da integridade eleitoral, inspirando novas gerações a continuar a luta contra a corrupção e por um cenário político mais justo e transparente.