GT Mulheres na Política MCCE
O Grupo de Trabalho Mulheres na Política do MCCE – também chamado de GT Mulheres MCCE – foi criado, em 2021, com o objetivo de incentivar a participação das mulheres na vida política e de dar maior atenção ao combate à corrupção eleitoral que atinge diretamente as mulheres. O GT também busca promover e fortalecer o debate a respeito das pautas que impactam as candidaturas femininas, como, por exemplo, a violência política de gênero.
Conheça a Proposta de apresentação do GT Mulheres
Eleições 2022
Para as eleições gerais de 2022, o GT Mulheres definiu como prioridades:
- o enfrentamento à violência política de gênero (em 2020, a cada três horas, uma mulher sofreu algum tipo de violência política);
- o combate à propagação de notícias falsas (fake news) e à veiculação de mensagens de desinformação;
- a luta contra a corrupção eleitoral, especialmente as candidaturas fictícias;
- o monitoramento da aplicação das regras previstas na legislação e do acesso das candidatas aos 30% dos recursos do financiamento público (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), assim como a destinação do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão no mesmo percentual;
- a aplicação das cotas raciais na política; e, entre outros pontos,
- a atuação junto aos partidos para a promoção da equidade de gênero.
Contexto
Em 2022, a lei que instituiu o voto feminino no Brasil completa 90 anos – Decreto 21.076/1932. Essa Lei foi um primeiro passo para a inclusão das mulheres brasileiras no sistema político nacional.
Ao longo dos anos, avanços têm sido alcançados, mas ainda há muito a ser conquistado.
As mulheres constituem a maioria do eleitorado nacional (cerca de 53%), no entanto, são a minoria nos cargos eletivos.
De acordo com pesquisa recente, divulgada pelo Instituto Alziras, apenas 12% das prefeituras, em todo o Brasil, são lideradas por mulheres. Outro dado alarmante: 58% das entrevistadas afirmaram já ter sofrido violência política.
Fale conosco
O GT Mulheres na Política MCCE é coordenado por Shirley Siolary, representante do Movimento Mais Mulheres na Política (MMNP), e conta também com a vice-coordenadora, Olivia Raposo da Silva Telles, do MCCE de São Paulo.
Para falar com o GT Mulheres na Política, envie e-mail para:
- Secretaria do GT: mcce@gmail.com
- Coordenadora Shirley Siolary: shirleysiolary@gmail.com
- Vice-coordenadora Olivia Telles: silvatelles72@gmail.com