Carlos Moura fala sobre combate ao Caixa 2 na OAB/MS

Carlos Moura fala sobre combate ao Caixa 2 na OAB/MS

Representante Nacional da Conferência de Justiça e Paz debate na OAB/MS ações contra o Caixa 2

Campo Grande/MS – O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Gervásio Alves de Oliveira Junior, recebeu nesta sexta-feira (22) representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), por meio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para discutir as estratégias de ação da Campanha de Combate ao Caixa 2 liderada pelas instituições.

O coordenador Nacional da Conferência Brasileira de Justiça e Paz, Carlos Moura, veio a Campo Grande ministrar uma palestra sobre a participação da sociedade como mecanismo de fiscalização nas eleições municipais. “Temos que fiscalizar e orientar o eleitor para que vote consciente, procurando saber se aquele candidato tem vocação para ser representante do povo. A política é um exercício de serviço à comunidade. Só assim se justifica que uma pessoa tenha um mandato de vereador ou prefeito”, alertou.

Segundo Moura, se a sociedade estiver vigilante será mais difícil o candidato utilizar o dinheiro destinado para a campanha de forma irregular. “É preciso estar atento para evitar gastos excessivos nas campanhas eleitorais. Uma das medidas é que a população repasse ao Ministério Público e à Justiça, eventuais deslizes dos candidatos para que se faça cumprir a lei”, afirmou.

O vice-presidente da OAB/MS, Gervásio de Oliveira, disse que o envolvimento da Ordem, CNBB e CBJP no movimento de Combate ao Caixa 2 intensifica o “exército de fiscalizadores” em Mato Grosso do Sul, garantindo probidade das eleições. “Temos nos esforçado para aglutinar, suprapartidariamente, as instituições, convencendo a população de que este combate contra a corrupção deve suscitar a paz social, com melhor distribuição de renda e uma política mais séria para todos”.

O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, destacou que a CNBB foi pioneira no combate à compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa com a Lei 9840/99, de iniciativa popular. Dom Dimas lembrou que o caixa 2 é uma forma de corrupção que tem gerado muita investigação nos últimos tempos em razão da proibição do financiamento de campanha por meio de pessoas jurídicas. “A CNBB e a OAB, junto com outras 40 entidades, vêm se reunindo regularmente para montar ações que ajudem o Ministério Público e a Justiça Eleitoral a coibir o Caixa 2. O Movimento não tem poder de justiça nem de polícia, mas serve como canal para que a população tenha uma referência na hora de denunciar”, explicou.

Participaram do encontro o representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, em Campo Grande (MCCE/CG), Lairson Palermo, o juiz da 1ª Vara Criminal, Roberto Ferreira e a representante do Núcleo de Auditoria Cidadã da Dívida de MS, Luciane Costadele.

Serviço: A palestra do coordenador Nacional da Conferência Brasileira de Justiça e Paz, Carlos Moura, acontece nesta sexta-feira (22) às 19h no Centro de Apoio ao Devoto, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, 377, Bairro Amambaí.
Fonte: www.oabms.org.br/

 

Carlos Alves Moura é codiretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) da CNBB

Fonte: