CNBB diz que o Brasil só estará livre da corrupção com a participação cidadã.

CNBB diz que o Brasil só estará livre da corrupção com a participação cidadã.

Reunida em sua 54ª Assembleia Geral na cidade de Aparecida (SP), a CNBB divulgou uma mensagem sobre as eleições municipais deste ano. O texto, dirigido ao povo brasileiro, apresenta “uma mensagem de esperança, ânimo e coragem” abordando o papel dos leigos nos envolvimento político “nesse tempo de profunda crise pela qual passa o Brasil”.

Para a entidade, a transformação do Brasil em um país próspero, democrático e livre da corrupção, só é possível com a participação cidadã em cada município.

Afirmando que os cristãos não podem abdicar da participação na política, o texto reforça que deve haver consciência ao votar, escolhendo e votando em candidatos “honestos e competentes” e acompanhando o mandato dos eleitos.

Há também uma clara orientação para a escolha dos programas e propostas de trabalhos dos partidos e dos candidatos, dos quais “espera-se ‘conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos e com os poderes econômicos’”.

Sobre os custos de campanha, a CNBB disse ser preciso que o eleitor esteja atento aos gastos exorbitantes e à importância de se observar as fontes de arrecadação dos candidatos, suas prestações de contas e combater a prática de “Caixa 2”.

O texto finaliza com uma mensagem de incentivo aos cristãos a se lançarem candidatos e ao compromisso destes com a vida, justiça, ética, transparência, fim da corrupção e testemunho na comunidade de fé. Reforça ainda a importância de a comunidade organizada acompanhar os mandatos dos eleitos, participarem de conselhos populares e das reuniões das Câmaras Municipais onde os projetos e as leis municipais são votados.

 

______________________________________________________________________________________

CNBB-MCCE

Uma das entidades fundadoras do MCCE, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem um histórico de participação pela construção da democracia no Brasil, tendo em vários momentos colaborado decisivamente para a melhoria de nosso sistema eleitoral.

A CNBB participou ativamente da criação da primeira lei de iniciativa popular do País, a lei 9840/99, conhecida como “Lei dos Bispos”, ou “Lei contra a Compra de Votos”, como também da lei da “Ficha Limpa” (LC 135/10), tendo sido a responsável pela coleta da maioria absoluta das assinaturas daquelas campanhas. A entidade ainda conduz, juntamente com o MCCE e outras, a atual campanha pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

 

 

Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE