Conheça o GT Mulheres na Política MCCE

O Grupo de Trabalho Mulheres na Política do MCCE – também chamado de GT Mulheres MCCE – foi criado, em 2021, com o objetivo de incentivar a participação das mulheres na vida política e de dar maior atenção ao combate à corrupção eleitoral que atinge diretamente as mulheres. O GT também busca promover e fortalecer o debate a respeito das pautas que impactam as candidaturas femininas, como, por exemplo, a violência política de gênero.

Conheça a Proposta de apresentação do GT Mulheres

 

Eleições 2022

Para as eleições gerais de 2022, o GT Mulheres definiu como prioridades:

  • o enfrentamento à violência política de gênero (em 2020, a cada três horas, uma mulher sofreu algum tipo de violência política);
  • o combate à propagação de notícias falsas (fake news) e à veiculação de mensagens de desinformação;
  • a luta contra a corrupção eleitoral, especialmente as candidaturas fictícias;
  • o monitoramento da aplicação das regras previstas na legislação e do acesso das candidatas aos 30% dos recursos do financiamento público (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), assim como a destinação do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão no mesmo percentual;
  • a aplicação das cotas raciais na política; e, entre outros pontos,
  • a atuação junto aos partidos para a promoção da equidade de gênero.

 

Contexto

Em 2022, a lei que instituiu o voto feminino no Brasil completa 90 anos – Decreto 21.076/1932. Essa Lei foi um primeiro passo para a inclusão das mulheres brasileiras no sistema político nacional.

Ao longo dos anos, avanços têm sido alcançados, mas ainda há muito a ser conquistado.

As mulheres constituem a maioria do eleitorado nacional (cerca de 53%), no entanto, são a minoria nos cargos eletivos.

De acordo com pesquisa recente, divulgada pelo Instituto Alziras, apenas 12% das prefeituras, em todo o Brasil, são lideradas por mulheres. Outro dado alarmante: 58% das entrevistadas afirmaram já ter sofrido violência política.

 

Fale conosco

O GT Mulheres na Política MCCE é coordenado por Shirley Siolary, representante do Movimento Mais Mulheres na Política (MMNP), e conta também com a vice-coordenadora, Olivia Raposo da Silva Telles, do MCCE de São Paulo.

Para falar com o GT Mulheres na Política, envie e-mail para:

 

Fonte: