Eleições menos caras sem a influência do dinheiro de empresas

Eleições menos caras sem a influência do dinheiro de empresas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou os números das doações declaradas nas eleições municipais ocorridas no último domingo, dia 2 de outubro. Apresentando os valores finais dos gastos dos períodos das eleições municipais de 2012 e 2016, o Tribunal afirmou ter ocorrido uma significativa redução de valores.

Os valores de 2012, quando ainda era permitida a “doação” de empresas às campanhas eleitorais, somaram R$ 6.299.569.148,78 enquanto que 2016 atingiu a cifra de R$ 2.381.924.929,06.

Segundo o codiretor do MCCE e advogado eleitoralista, Luciano Santos, é “inegavel que o fim do financiamento por empresas trouxe um novo patamar para o financiamento das eleições. Temos agora, campanhas mais modestas e gastos menores onde a criatividade foi necessária para quem disputou as eleiçoes.”

Santos afirma ainda que foi possivel monitorar os doadores, os gastos de campanhas e que os desvios ocorridos serão facilmente detectados. Para ele, a reduçao do tempo de campanha, pode ter atrapalhado o processo, mas o resultado foi bastante positivo.

 

Voto Legal

O MCCE informa que o lançamento de sua plataforma “Voto Legal” (para financiamento de campanhas eleitorais) nestas eleições, teve uma aceitação muito grande e que ela contribuiu para o debate do financiamento, trazendo uma nova ferramenta tecnológica que, certamente, poderá ser utilizada em eleições futuras.

 

 

Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE