Em meio aos desafios de ano eleitoral, GT Mulheres do MCCE elege nova coordenação

Em meio aos desafios de ano eleitoral, GT Mulheres do MCCE elege nova coordenação

 

Shirley Siolary, representante do Movimento Mais Mulheres na Política (MMNP), foi eleita a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres em reunião virtual realizada no dia 13 de abril. Como vice-coordenadora, assumiu Olivia Raposo da Silva Telles, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) de São Paulo. Até abril de 2023, ambas vão conduzir o GT apoiado pelo Comitê Nacional do MCCE.

“Em ano de eleição, o nosso principal foco deve ser o monitoramento das candidaturas femininas, tendo em vista a violência política de gênero; precisamos olhar a participação das mulheres nas campanhas e servir de ponte para que elas possam se defender e superar os desafios que terão pela frente. Muitas são inexperientes e, quando ocorrem os problemas, elas abandonam as campanhas e não querem mais saber da política”, afirmou Shirley.

Para a nova coordenadora do GT, considerando a importância das Eleições de 2022, o grupo deve priorizar o acolhimento das mulheres que se candidatarem, para que elas não desistam durante o processo eleitoral. Além disso, ela destaca a necessidade de se encontrar estratégias para chegar ao diálogo com o maior número possível de mulheres candidatas.

Entre outros desafios, Shirley também manifestou preocupação quanto à distribuição da cota de gênero dos recursos do fundo eleitoral (FEFC) pelos diretórios nacionais das legendas. De acordo com a Emenda Constitucional 117, promulgada no dia 5 de abril de 2022, os partidos políticos são obrigados a destinar, no mínimo, 30% dos recursos públicos para campanha eleitoral às candidaturas femininas.

 

GT Mulheres

Criado em 2021, com apoio do MCCE, o GT Mulheres teve como primeira coordenadora Fernanda Costa, representante da Plataforma 72horas, e, como vice-coordenadora, Nathalia Mariel Pereira, da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

“A primeira gestão do GT foi um período de muito aprendizado, de várias discussões e iniciativas”, disse Fernanda, citando como exemplo a articulação do diálogo do Grupo com o Comitê Nacional do MCCE, visando debater pautas relevantes e avançar na participação feminina no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. “Nesse sentido, participamos de reuniões da Diretoria e trouxemos as informações para o GT, para que o grupo estivesse bem articulado”, acrescentou a coordenadora da primeira gestão do GT.

Fernanda ainda falou sobre a percepção do aumento dos ataques sofridos pelas mulheres candidatas, a partir das últimas eleições, e, entre outros pontos, destacou que as ações do GT devem buscar a articulação com organizações sociais do Brasil e também da América Latina. Na opinião de Fernanda, o GT Mulheres vem discutindo temas que não são apenas relacionados às mulheres, por isso seria importante chegar à comunidade e envolver também os homens.

Além de Shirley Siolary e de Fernanda Costa, participaram da reunião Olivia Raposo da Silva Telles, do MCCE/SP; Bernadete Pereira, do MCCE/SP; Caci Amaral, do MCCE/SP e do Centro Santo Dias de Direito Humanos (CSDDH); Maria Silce Lima Brasil, do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM); Susanna do Val Moore, da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP); Tânia Fernanda Prado Pereira, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF); e Vitoria M. Silva e Eliane M. Carvalho, da Secretaria Executiva do Comitê Nacional do MCCE.

Fonte: