Gilmar Mendes diz ser preciso do auxílio da sociedade para combater o “Caixa Dois”

Gilmar Mendes diz ser preciso do auxílio da sociedade para combater o “Caixa Dois”

Em recente entrevista para a TV Globo, Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou ser preciso contar com o auxilio de vários setores da sociedade, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da comunidade em geral, para combater o que ele chamou de “Império do Caixa Dois” nas próximas eleições.

Segundo o ministro, a eleição será desafiadora, porque será a primeira vez que ela não terá o auxílio das doações de pessoas jurídicas privadas. Para ele, há o risco de se ter Caixa Dois e, portanto, o não cumprimento da lei. “Nós não podemos tornar essa eleição um império do caixa dois, um mundo de faz de contas. Por isso, temos um grande desafio. E eu acho que esse vai ser o primeiro esforço da Justiça Eleitoral”, finalizou Mendes, que assumirá a presidência do TSE em maio.

 

Comitês MCCE contra o Caixa Dois

O MCCE, em parceria com a CNBB, OAB e várias outras entidades da sociedade civil, já iniciou os trabalhos para a criação dos Comitês contra a prática do “Caixa Dois” de campanhas. Em vídeo, Carlos Moura, codiretor do MCCE, disse que o sucesso da campanha só será possível com a mobilização da sociedade, o que deverá ser feita por intermédio dos Comitês.

A Secretaria Executiva do Comitê Nacional do MCCE informa que os estados do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e São Paulo já iniciaram os trabalhos em favor da campanha com o apoio do MCCE, CNBB e OAB.

 
Ascom-MCCE
Trechos Rede Globo

Fonte: Ascom-MCCE