Manual da ONU trará MCCE como referência no combate à corrupção

Manual da ONU trará MCCE como referência no combate à corrupção

O Escritório sobre Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (UNODC/ONU), citará o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) na lista de boas práticas mundiais para a sociedade civil no combate à corrupção. Um manual de orientações será o documento a ser lançado em breve durante evento da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (UNCAC).

Para a entidade, a “Prática da corrupção causa uma ampla gama de efeitos corrosivos na sociedade. Mina a democracia e o estado de direito, conduz a violações dos direitos humanos, distorce mercados, reduz a qualidade de vida e permite o crescimento do crime organizado, do terrorismo e de outras ameaças à segurança humana”. Ela ainda destaca que a corrupção ataca a base das instituições democráticas e distorce os processos eleitorais.

No quesito “combate à corrupção eleitoral”, o MCCE tem sido referência nacional e mundial. Quando da aprovação da Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010), dentre as premiações e menções honrosas, o Movimento recebeu o Prêmio UNODC/ONU, em 2010, pelo “relevante trabalho desenvolvido na mobilização da sociedade civil e demonstração da importância do Projeto ‘Ficha Limpa’ para a ampliação da integridade no Brasil”.

Os trabalhos desenvolvidos pelo MCCE e a conquista da Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10) vêm sendo referências para estudos acadêmicos e registros jornalísticos no Brasil e mundo a fora.

Para o cofundador e codiretor do MCCE, Luciano Santos, tal reconhecimento do Movimento concedido pela ONU é comprovação e constatação do trabalho realizado pelo MCCE e pelas duas leis anticorrupção aprovadas sob a articulação do Movimento: a ‘Lei Contra a Compra de Votos’ e a ‘Lei da Ficha Limpa’.”

Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE