“Mazelas do país: o uso de recursos públicos totalmente sem controle”, diz MCCE em Conferência do Ethos

“Mazelas do país: o uso de recursos públicos totalmente sem controle”, diz MCCE em Conferência do Ethos

Instituto Ethos celebra 20 anos com Conferência sobre meio ambiente, direitos humanos e integridade

Rio de Janeiro – Realizada na Capital Fluminense, nesta terça-feira (12/6), a III Conferência Ethos que celebra duas décadas do Instituto, apresentou a inédita pesquisa “Conformidade legal de fornecedores de produtos e serviços a partidos políticos”. A pesquisa é uma realização do Instituto Ethos, entidade da Rede MCCE e IBRACEM (Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento).

Segundo informações do Ethos, a pesquisa foi realizada com base em amostra aleatória de 3.000 empresas contratadas para as campanhas eleitorais de 2016, cadastradas no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela aponta graves aspectos em relação à não conformidade legal da maioria absoluta das empresas: 89% possui alguma irregularidade, por exemplo, com órgãos como Receita Federal e Secretaria da Fazenda, débitos trabalhistas e infrações à CLT.

Para o diretor do MCCE e palestrante do evento, Luciano Santos, “Esta pesquisa divulgada demonstra mais uma das mazelas do país: o uso de recursos públicos totalmente sem controle.”

O Instituto informa que o resultado da pesquisa demonstra a necessidade da promoção de transparência e integridade no “uso dos recursos sob responsabilidade dos partidos políticos, das campanhas e de candidatos a cargos eletivos, já que quase a totalidade desses recursos são públicos, oriundos do Fundo
Partidário e do Fundo Público Eleitoral”.

Acesse o documento síntese da pesquisa clicando aqui!

Na foto: Ana Lúcia de Melo Custódio (Gerente Executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Inst. Ethos), Luciano Santos (Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE) e Marco Antônio Fujihara (Sócio da AGGREGO consultores e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento(IBRACEM).

Ascom-MCCE (Com informações do site www3.ethos.org.br)

Fonte: Ascom-MCCE (Com informações do site www3.ethos.org.br)