MCCE divulga balanço parcial da missão de observação eleitoral

MCCE divulga balanço parcial da missão de observação eleitoral

Na tarde deste domingo (2), primeiro turno das eleições de 2022, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou, em balanço parcial, as principais informações coletadas pelos observadores eleitorais credenciados para atuar no pleito. Dezesseis observadores estiveram em várias zonas eleitorais de cidades do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.
De modo geral, os observadores anotaram que, nas seções visitadas, a votação ocorreu em clima de tranquilidade, sem incidentes graves ou violência.
Os principais problemas observados durante o trabalho foram:

  • Em algumas seções eleitorais, a votação foi rápida. Porém, houve longas filas em muitas seções eleitorais, com tempo médio de espera de 1h30.
    Esse problema foi observado, especialmente no período da manhã, em algumas seções eleitorais de capitais como São Paulo, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Salvador e em algumas cidades do interior desses estados.
  • Foram relatados problemas com a biometria em Manaus e interior do Amazonas, gerando demora para votação.
  • Falta de acessibilidade para cadeirantes em algumas escolas de Goiânia (PB) e de João Pessoa (PB)
    Em Goiânia (GO), onde foram visitadas 27 seções, duas escolas possuíam escadas e não contavam com elevadores ou rampas, exigindo que a urna fosse levada até o piso térreo, algumas vezes, para que pessoas com limitações pudessem votar; e, em outra escola, não havia acessibilidade nenhuma, com degraus ou desníveis em 4 pontos diferentes na entrada para eleitores. Nesta escola, não foi localizada pessoa encarregada, pelo TRE, para apoio de acessibilidade.
  • Falta de pessoas encarregadas pela Justiça Eleitoral para dar informações.
    Vários observadores eleitorais relataram que foram abordados por eleitores à procura de informações sobre a votação. Em Goiânia, foi constatado que, em duas escolas, centenas de eleitores ficaram desorientados devido à mudança de seções, fazendo com que alguns eleitores precisassem mudar de filas, de seções e até de locais de votação.
  • Nas proximidades dos locais de votação, havia uma grande quantidade de lixo eleitoral (santinhos). Esse problema foi observado em todos os locais visitados pelos observadores.

Organizações

Entre as organizações da rede MCCE que participam das Missões de Observação Eleitoral (MOE) estão a Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo (CSDDH), Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Economia (Cofecon), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral de São Paulo (MCCESP), Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção do Amazonas (MCCEAM) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP/AM).

Fonte: