MCCE participa de cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais

MCCE participa de cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais

Entidade fiscalizadora das Eleições de 2022, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foi representado, na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo diretor Luciano Caparroz Santos.

A solenidade, ocorrida na manhã deste dia 2 de setembro, concluiu o processo de apresentação, conferência, assinatura digital e lacração dos sistemas a serem utilizados nas urnas. A assinatura digital foi feita pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e do Partido Trabalhista Brasileiro.

No encerramento da cerimônia, as cópias assinadas dos sistemas foram lacradas digitalmente e fisicamente e guardadas na sala-cofre do TSE.

O presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou o rigor com que a Justiça Eleitoral vem conduzindo o atual processo eleitoral e disse que a OAB possui experiência para reconhecer a excelência e a segurança das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras. “Confiamos plenamente no trabalho realizado pelo TSE”, afirmou Simonetti.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ressaltou a transparência, a seriedade e a segurança com que a Justiça Eleitoral vem realizando as eleições nos Brasil. Segundo ele, essa etapa burocrática de assinatura e lacração dos sistemas eleitorais, por entidades fiscalizadoras, confere legitimidade e confiança ao processo eleitoral.

O ministro garantiu que não há nada de secreto no TSE. “A única coisa secreta é o voto do eleitor, que a Justiça Eleitoral garante”, afirmou Alexandre de Moraes.

O diretor do MCCE Luciano Caparroz Santos destaca que o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral vem atuando nestas eleições, assim como fez nas anteriores, para fiscalizar a integridade das várias etapas do processo eleitoral e para contribuir com a legitimidade das eleições.

O MCCE participa das eleições como membro do Observatório de Transparência das Eleições (OTE), como organização credenciada para realizar Missões de Observação Eleitoral (MOE) e como entidade parceria do Programa de Enfrentamento à Desinformação. Além disso, a organização mantém permanente monitoramento sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) e da Lei contra a Compra de Votos (nº 9840/1999).

 

Fonte: