MCCE participa de reunião do TSE com entidades fiscalizadoras do sistema eletrônico de votação

MCCE participa de reunião do TSE com entidades fiscalizadoras do sistema eletrônico de votação

Os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação foram detalhados em reunião realizada nesta segunda-feira (1º), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), como membro do Observatório da Transparência das Eleições (OTE), participou do evento.

O juiz auxiliar da Presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira, ressaltou os objetivos técnicos da reunião, introduzindo o tema “Eleições no Brasil, ciclo de transparência democrática e ferramentas de fiscalização”, com abordagens de aspectos como a entrada das entidades fiscalizadoras no processo eleitoral brasileiro, de que forma essas entidades podem atuar e qual o escopo dessa atuação, entre outros pontos.

Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, fez uma exposição detalhada e forneceu orientações sobre as etapas, os métodos, os locais e as formas de fiscalização previstas na Resolução TSE nº 23.673/2021. Segundo ele, há 39 oportunidades de fiscalização disponíveis, durante o processo eleitoral, à participação das entidades que compõem a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e o Observatório da Transparência das Eleições (OTE).

Após detalhar as 39 etapas de fiscalização, Valente afirmou que, desse total, ainda há disponíveis 36 oportunidades no processo eleitoral em curso e solicitou a participação das entidades em cada uma delas.

Fonte: