MCCE se reúne com observadores eleitorais para último alinhamento da missão

MCCE se reúne com observadores eleitorais para último alinhamento da missão

Diretores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e observadores cadastrados pelo MCCE para realizar Missão de Observação Eleitotal (MOE) no próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições de 2022, reuniram-se com a finalidade de tirar algumas dúvidas sobre o trabalho a ser realizado nas seções eleitorais.
Os 16 observadores credenciados pelo MCCE irão atuar em cidades do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.
Luciano Caparroz Santos e Tânia Prado representaram a Diretoria do MCCE na reunião virtual desta quinta-feira (29). “O nosso trabalho, no domingo, será fazer anotações sobre os fatos observados nas seções eleitorais visitadas e, posteriormente, entregar um relatório à Justiça Eleitoral”, afirmou o diretor. Segundo ele, não caberá aos observadores tomarem atitude diante de problemas que possam surgir, apenas registrá-los em relatório.
A finalidade principal da MOE é fornecer subsídios para que a Justiça Eleitoral possa aprimorar ainda mais a organização das eleições no Brasil. “Como membros da rede MCCE, nós já realizamos um trabalho permanente de fiscalização da aplicação das leis eleitorais e, agora, estamos ampliando a nossa contribuição ao combate à corrupção eleitoral”, destacou Luciano Caparroz.
Entre as organizações da rede MCCE que irão participar da MOE estão a Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo (CSDDH), Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Economia (Cofecon), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral de São Paulo (MCCESP), Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção do Amazonas (MCCEAM) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP/AM).

Fonte: