MCCE se reúne com presidente da OAB para tratar de temas das eleições de 2022

MCCE se reúne com presidente da OAB para tratar de temas das eleições de 2022

Foto (Eugênio Novaes/OAB): da esq. para a dir.: Haroldo Santos Filho, Beto Simonetti, Luciano Santos e Melillo Dinis

 

Questões que estão impactando o processo eleitoral de 2022 e interferindo, negativamente, na opinião dos eleitores – a exemplo da propagação de notícias falsas e outras formas de desinformação –, foram discutidas em reunião realizada, nesta quarta-feira (25), pelos diretores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Luciano Caparroz Santos, Melillo Dinis e Haroldo Santos Filho com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti.

Os diretores do MCCE colocaram ao presidente da OAB a necessidade de realização de vigilância, acompanhamento e fiscalização das etapas eleitorais em curso, por parte das organizações da sociedade civil, independentemente dos candidatos que disputam o certame.

“O MCCE já tem longo histórico de monitoramento de eleições e, mais uma vez, vamos fazer a fiscalização, com o apoio e a colaboração das 72 entidades que constituem a rede MCCE”, afirmou Luciano Santos.

O diretor citou a audiência realizada no dia 23 de maio, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, para tratar da participação dos cidadãos, por meio de organizações sociais representativas, no acompanhamento das eleições de 2022. Como resultado dessa audiência, um termo de cooperação será firmado entre o TSE e o MCCE para oficializar a atuação do Movimento.

Outro ponto colocado na reunião, na sede da OAB nacional, foi a neutralidade da atuação da rede MCCE. “Todas as organizações da rede MCCE hoje mantêm a posição de que o resultado das urnas tem que ser respeitado”, garantiram os diretores da organização.

“A Ordem tem participado do processo eleitoral como um ente presente e vigilante, porque o nosso interesse é fazer o balanço democrático, para equilibrar o certame e, mais uma vez, vermos respeitada a soberania do voto popular”, ressaltou Beto Simonetti, acrescentando que, acima de qualquer interesse político, está a defesa da Constituição brasileira e da independência e soberania dos Poderes.

 

Mobilização popular

O MCCE propôs uma iniciativa conjunta com a OAB no sentido de se combater as ameaças ao processo eleitoral, notadamente a desinformação. “O maior desafio desta eleição talvez seja o de não deixarmos que o voto seja corrompido pela desinformação”, afirmou Melillo Dinis.

O presidente da OAB informou que já está prevista a realização de uma campanha nesse sentido, para confrontar as mentiras com as verdades e contribuir para a informação correta dos eleitores.

Na reunião, ficou acertado que o MCCE vai fazer parte das entidades que irão apoiar esta campanha nacional a ser lançada pela OAB nos próximos meses.

Fonte: