MPF lança aplicativo para denúncias via celular

MPF lança aplicativo para denúncias via celular

Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta segunda-feira (11), o aplicativo “SAC MPF” a partir do qual a fiscalização dos cidadãos poderá se ligar ao MPF por meio dos telefones celulares.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), com o serviço do Aplicativo o cidadão poderá fazer denúncias, solicitar e  acompanhar informações processuais ao MPF.

Para uma das desenvolvedoras do projeto, a procuradora Raquel Cristina Silvestre, a ferramenta aumentará a fiscalização do uso do dinheiro público e das eleições, por exemplo. Segundo ela, na democracia é preciso que a população participe, tenha voz.  A procuradora ainda ressaltou: “a fiscalização é do cidadão, a PGR dá a voz técnica. O aplicativo cria uma cultura de ‘fiscalizar o que é seu’, assim, as pessoas poderão aprender a fiscalizar”.

O “SAC MPF” está disponível gratuitamente pela Apple Store e Google Play Store. Ele possibilita denunciar ilícitos
com a coisa pública, bem como ilícitos eleitorais viabilizando o registro da manifestação com anexos (de até 12 Mb)
de documentos, fotos, vídeos e áudios do ilícito e viabilizando consultas dos andamentos das manifestações.

A procuradora Lívia Nascimento Tinoco, disse que o aplicativo receberá ajustes e deverá estar mais desenvolvido para as eleições municipais deste ano. Disse ainda que o uso de geolocalização e o aumento do tamanho dos arquivos deverão ser implementados à ferramenta.

Para o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, “A transparência e a rapidez do cidadão em comunicar e comprovar
o ilícito, anexando fotos e vídeos, assegura o contato cada vez mais direto e mais próximo do cidadão com o MPF.

O codiretor do MCCE, Miguel Ângelo Lara Martins (MCCE/CFC), ressaltou a importância do uso do Aplicativo como relevante ferramenta de denúncia da sociedade brasileira no combate à corrupção eleitoral. “Assim, ilícitos que atentam contra o país poderão agora ser denunciados por simples telefones celulares conectados à Internet”, finalizou o diretor.

 

 

Acesso à Internet no Brasil:

A PGR informa que segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, existem 154 milhões de smartphones interligados à web, número que supera o acesso feito por computadores no país.

A conexão dos domicílios brasileiros à Internet tem 80,4% dos acessos por meio de celulares, 76,6% por microcomputadores, 21,90% por tablets, 4,9% por televisor e 0,9% por outro equipamento.

Na foto: O Procurador Geral da PGR Rodrigo Janot e o Diretor do MCCE Miguel Ângelo (à direita).

 

Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE