Novas Medidas Contra a Corrupção são discutidas na Câmara dos Deputados

Novas Medidas Contra a Corrupção são discutidas na Câmara dos Deputados

Brasília – Na manhã desta quarta-feira (8/8), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) participou de Audiência Pública organizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, por requerimento do Deputado Roberto de Lucena.

O evento discutiu as Novas Medidas Contra a Corrupção apresentada pela Coalizão Unidos Contra a Corrupção, movimento do qual o MCCE é um dos apoiadores. O projeto que apresenta o maior pacote anticorrupção do mundo  tem 70 medidas.

Além do MCCE, estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Transparência Internacional Brasil, fundação Getúlio Vargas (FGV), Observatório Social do Brasil, Instituto Ethos; e Instituto Cidade Democrática.

Carlos Alves Moura, codiretor do MCCE, registrou que o Movimento criador da Lei da Ficha Limpa tem como pilar a prevenção e a denúncia no que se refere o combate à corrupção eleitoral. Moura ainda reforçou que vê com alegria que esse grupo da Coalizão ouve a sociedade, buscando saber o que a população propõe no combate à corrupção e debatendo as propostas dentro do Parlamento.

Para o diretor, “é preciso facilitar o trâmite aos projetos de iniciativa popular no parlamento brasileiro”. Disse ainda da importância da prevenção e formação do eleitorado para que possa discernir em quem votar e, se eleito, acompanhar o desempenho dos mandatos. Moura ainda afirmou que as desigualdades sociais também são corrupção e que é preciso discutir essas questões com a sociedade.

Bruno Brandão, Diretor Executivo da Transparência Internacional Brasil expôs que as Novas Medidas são um resgate positivo de união da sociedade no combate à corrupção. Para ele “as propostas devem ser incorporadas pelos candidatos, pela sociedade”.

Segundo a Coalizão, a principal arma da população brasileira contra a corrupção neste ano eleitoral é o voto. Por isso, é necessário buscar eleger um “Congresso plural, que represente nossa diversidade e que seja formado por candidatos com: passado limpo, compromisso com a democracia e endosso às Novas Medidas contra a Corrupção.

Conheça as Novas Medidas Contra a Corrupção acessando http://unidoscontraacorrupcao.org.br/
Assista o vídeo da íntegra da Audiência acessando https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/769

 
Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE