Projetos de iniciativa popular se unem em São Paulo

Projetos de iniciativa popular se unem em São Paulo

São Paulo – Grupos coordenam a coleta de assinaturas para os projetos pela Reforma Política Democrática, Iniciativa Popular da Mídia Democrática e “Xô Nuclear”, fazem ato em conjunto na Capital paulista.

Mobilizadores em favor de três propostas distintas para leis de iniciativa popular, se uniram em ato na Avenida Paulista neste sábado (17).  A ideia veio com o Fórum Social Temático da Reforma Política quando foi decidida a realização de eventos em áreas públicas como praças e parques, a fim de esclarecer a população sobre a iniciativa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e  ampliar os número de colaboradores.

Para o codiretor do MCCE, Luciano Santos, “trazer o debate da iniciativa popular para as ruas, além de fortalecer a coleta de assinaturas, também ajuda na organização e na quantidade dos participantes.” Santos disse ainda que o Fórum decidiu pela criação de um Mutirão de Cidadania onde projetos como os citados acima pudessem informar à população sobre suas propostas e coletar assinaturas em conjunto, em uma mesma organização e parceria.

 

Saiba mais sobre estes projetos

“Xô nuclear”

Projeto visa vetar as usinas nucleares no Brasil. A proposta da campanha pretende elevar o nível de informação da população brasileira sobre os riscos das usinas nucleares e sobre a desnecessidade das mesmas no Brasil. Saiba o que é a opção nuclear, seus riscos e consequências.

“Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática”

Coordenado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Projeto pede o fim dos oligopólios e monopólios de mídia, a transparência nas concessões de canais de rádio e televisão, o fortalecimento da comunicação pública e comunitária, e a diversidade e a pluralidade de conteúdo nos meios de comunicação do Brasil. Conheça o Projeto de Lei da Mídia Democrática

“Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são: (1) Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; (2) Eleições proporcionais em dois turnos; (3) Paridade de gênero na lista preordenada; (4) Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes. Saiba mais clicando aqui.

 

Ascom-MCCE

 

 

 

Fonte: Ascom-MCCE