Reunião do Comitê Nacional do MCCE discute questões que afetam as Eleições de 2022

Reunião do Comitê Nacional do MCCE discute questões que afetam as Eleições de 2022

Foto (da esq. para a dir.): Patrícia Pereira Sant’Anna, Luciano Santos, Haroldo Santos Filho e Melillo Dinis

 

O Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizou reunião mensal nesta quarta-feira (25), em formato híbrido. Presencialmente, compareceram os diretores do MCCE Luciano Santos, Melillo Dinis e Haroldo Santos Filho e, ainda, a diretora de Comunicação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Pereira Sant’Anna. A também diretora do MCCE, Luciana Bauer, e outros membros do Comitê Nacional participaram virtualmente.

As eleições gerais de 2022 foram o principal assunto da pauta da reunião. O diretor Luciano Santos falou a respeito de reunião realizada, no dia 23 deste mês, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin. “Nós ficamos lisonjeados com o convite do ministro para que o MCCE assine um termo de cooperação com o TSE, visando à fiscalização e  monitoramento das campanhas e ao combate à desinformação”, disse ele, acrescentando que o ato de assinatura será agendado pelo Tribunal.

Da forma como já ocorreu em eleições anteriores, a parceria com o TSE vai permitir que o MCCE, as organizações da rede e os comitês estaduais e municipais do Movimento, que estão espalhados pelo País, possam colaborar com a Justiça Eleitoral, fazendo o acompanhamento das campanhas e servindo de suporte aos eleitores para os casos de denúncias de irregularidades.

Para a ampla representação da sociedade, em nível nacional, neste processo eleitoral, o Comitê Nacional do MCCE abordou a necessidade de reativação de alguns comitês regionais.

Na reunião, também foram discutidas formas de se combater, neste processo eleitoral, a desinformação, anomalia provocada por perfis falsos nas redes sociais, pelo compartilhamento de notícias inverídicas e através do disparo em massa de mensagens com informações suspeitas.

“Além do acompanhamento junto aos Tribunais, para verificar a necessidade de aplicação da Lei da Ficha Limpa, trabalho que já realizamos no MCCE, nós já podemos, neste período de pré-campanha, atuar para que os casos identificados de desinformação e outras irregularidades sejam denunciados e levados ao Ministério Público Eleitoral”, destacou Luciano Santos.

Outro assunto da pauta da reunião foi a 7ª edição do Seminário Nacional de Juízes, Procuradores, Promotores e Advogados Eleitorais (Senaje), que deverá ser realizado em junho, em Brasília-DF. Os detalhes do evento estão sendo organizados e serão divulgados em breve.

 

Participantes da reunião

Além dos diretores Haroldo Santos Filho, Luciano Caparroz Pereira dos Santos, Melillo Dinis e Luciana Bauer e da representante da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, a reunião mensal de maio do Comitê Nacional contou com os seguintes participantes:

Dão Real Pereira dos Santos – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional); Eiji Jhoannes Yamasaki – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Givanilson Porfirio da Silva – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Jorge Henrique Mariano Cavalcante – Conselho Federal de Administração (CFA); José Arinaldo Ferreira e José Avelino da Silva Neto – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip); Larissa Rodrigues Amaral – Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); Marcelo Freiberger Zandavali – Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Rosilane Silva Resende – Conselho Federal de Administração (CFA); e Wilson Reis – Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Fonte: