Seminário Internacional do TSE discute Fake News e Eleições

Seminário Internacional do TSE discute Fake News e Eleições

Brasília – Realizado nos dias 16 e 17 de maio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Seminário Internacional Fake News e Eleições abordou as consequências das notícias falsas e seus efeitos no processo eleitoral argumentando como reduzir ou até impedir a divulgação de Fake News nas Eleições Municipais 2020.

Participaram do evento autoridades brasileiras, representantes estrangeiros, profissionais da imprensa e de empresas de tecnologia que discutiram o tema levando em conta a experiência brasileira nas eleições de 2018.

Durante a abertura do seminário, o Ministro Luiz Fux, Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que Fake News e Democracia não combinam, “são coisas completamente antinômicas”. Para ele, “as Fake News maculam o processo de escolha através da falta de lisura informacional”. Segundo Fux, “Na verdade, as Fake News, atentam contra o princípio constitucional da soberania popular, contra o princípio democrático, contra o princípio da moralidade das eleições e contra o princípio da igualdade de chances.

Presente ao Seminário, o codiretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano Santos, destacou que o Movimento está atento a este problema que pode desequilibrar o processo eleitoral e que o Seminário traz luz ao tema e às suas possíveis soluções. Santos ressaltou que o Movimento está concluindo um projeto para levar a todo o Brasil o debate da desinformação (Fake News) visando as Eleições 2020.

Assista ao vídeo com a íntegra do seminário – Canal do TSE no YouTube.

Ascom-MCCE

Foto: TSE

Fonte: Ascom-MCCE