Lei da Ficha Limpa: uma década moralizando a política

Lei da Ficha Limpa: uma década moralizando a política

Foram mais de 1.6 milhão de assinaturas vindas de todos os estados do Brasil para a conquista do projeto de lei de iniciativa popular que originou a Lei Ficha Limpa (LC nº 135/2010) organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Uma conquista do povo brasileiro que já estava cansado de tantos candidatos corruptos que assumiam cargos de poder.

Lei da Ficha Limpa estabelece regras para que políticos com problemas na justiça sejam impedidos de concorrer nas eleições. Normalmente, eles ficam inelegíveis por oito anos após a condenação ou após terem incorrido em alguma prática elencada na lei. Conheça alguns pontos da lei da ficha limpa para inelegibilidade dos candidatos (CLIQUE AQUI)

  • Se foram condenados por crimes de várias naturezas, variando entre improbidade administrativa, contra o patrimônio público, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, abuso de autoridade, entre vários outros.
  • Se descumpriram prerrogativas de seus cargos previstas na Constituição. Por exemplo: não serem donos de empresas que tenham contratos com o poder público;
  • Se foram condenados por qualquer má prática relativa ao seu serviço no governo, que tenha a ver com a administração pública;
  • Se perderam seus cargos por alguma infração que cometeram durante seus mandatos;
  • Se têm processos em andamento (que já foram aprovados) na Justiça Eleitoral;
  • Se têm processo de apuração de abuso de poder econômico ou político para a eleição na qual concorrem.

Após 10 anos da publicação da lei, comemora-se o alcance e a alteração na legislação eleitoral nacional. Como também a difusão da ideia pelos estados e municípios brasileiros com a “Ficha Limpa” para cargos comissionados e até a influência em outros países.

Atuação

Desde 2002, data do surgimento do MCCE realiza um trabalho incansável em favor do FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA, NA DEFESA DE ELEIÇÕES LIMPAS E JUSTAS. Há atuação no nível nacional, estadual e municipal para construir um Brasil mais ético.

Por isso, precisamos da sua ajuda para fazer o movimento crescer e a CORRUPÇÃO DIMINUIR.

Contribua com a Campanha de Arrecadação do aniversário da Lei da Ficha Limpa, convidamos você que assinou o projeto de iniciativa popular a colaborar com o nosso movimento: https://apoia.se/aniversariofichalimpa

Fonte: Ascom-MCCE