Cidadania no Ceará: “Das obras visitadas, quase todas estão paradas e abandonadas”

Cidadania no Ceará: “Das obras visitadas, quase todas estão paradas e abandonadas”

Ceará – Prática cidadã promovida pela Ação Cearense de Combate à Corrupção e a Impunidade (ACECCI) e Força Tarefa Popular, com apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e de várias outras entidades, realizou no Ceará, a 15ª Marcha Contra a Corrupção e pela Vida.

O evento, inicialmente promovido em 2001 no Piauí, teve a sua última edição em cidades do interior do Ceará, entre os dias 10 e 25 de janeiro.

Para os organizadores, o objetivo principal da marcha é mobilizar e reunir pessoas e entidades da sociedade civil para o exercício do controle social e o combate à corrupção nos municípios mais vitimizados por práticas corruptas.

Segundo Francisco Fernandes, da ACECCI, a principal estratégia adotada na realização da Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida é reunir cidadãos que literalmente botam o pé na estrada, com o propósito de contribuir na conscientização da sociedade para a participação direta na fiscalização dos gastos públicos, visando o controle social e o combate à corrupção.

Para o codiretor do MCCE, Luciano Santos, que participou do evento, a situação das obras visitadas no Ceará não é diferente das dos demais estados do Brasil. “É dinheiro saindo pelo ralo e o povo padecendo de todos as necessidades. Postos de saúde fechados, funcionários e médicos com contrato de 40h trabalhando somente um dia por semana”, enfatizou Santos. E completou, “dinheiro não falta, o que falta é decência, moralidade, probidade e respeito com a coisa publica. Das obras visitadas, quase todas estão paradas e abandonadas.”

A Marcha

A 15ª Marcha Contra a Corrupção e pela Vida visitou os municípios cearenses de Antonina do Norte, Assaré, Altaneira, Nova Olinda, Crato e Juazeiro do Norte, onde promoveu auditorias cívicas, fiscalizações, audiências públicas, visitas às Câmaras de Vereadores, reunião com entidades da sociedade civil local, capacitação de cidadãos para Auditorias cívicas de Controle Social e audiências públicas com apresentação de relatórios.

Assista vídeos da Marcha clicando aqui

Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE