Diretores do MCCE se reúnem com Luís Roberto Barroso

Diretores do MCCE se reúnem com Luís Roberto Barroso

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reuniu-se, nesta terça-feira (11), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, para discutir a  segurança do voto e da urna eletrônica, a  Lei da Ficha Limpa e a participação da sociedade civil nos debates da reforma legislativa eleitoral. 

Durante o encontro, os representantes do MCCE ressaltaram a apreensão com o retorno do debate acerca da segurança da urna eletrônica e, consequentemente, do voto auditável. O debate acontece, inclusive, em comissão especial formada na Câmara dos Deputados. Por isso, os diretores apresentaram ao ministro Barroso a proposta de criação de um observatório da sociedade civil para acompanhar o sistema eleitoral, dar visibilidade à auditabilidade do voto e, também, monitorar os processos legislativos. 

“Acredito ser de extrema importância a criação de um observatório como esse para dar transparência aos processos eleitorais e para trabalhar em defesa do voto. É uma boa ideia criada pelo MCCE, e contamos com o envio das sugestões pelo Movimento”, declarou o ministro Barroso. O TSE também está desenvolvendo diversas ações para levar mais informação à população sobre todas as etapas de segurança da urna eletrônica.

Os diretores Luciano Santos e Melillo Dinis, do MCCE, também apresentaram ao ministro a preocupação em relação aos recentes ataques direcionados à Lei da Ficha Limpa, um dispositivo importante no combate à corrupção. “Temos lutado muito pelos temas que consideramos fundamentais para a democracia e esta Lei é um deles. Foram mais de um milhão de assinaturas pela sua aprovação, uma grande mobilização popular”, explicou Melillo. 

O encontro terminou com a afirmação, mais uma vez, da parceria entre MCCE e TSE para garantir eleições idôneas, sem desinformação e com a participação ativa da sociedade civil. 

Fonte: