MCCE é convidado para conhecer o Programa de Compliance e Integridade de partido político

MCCE é convidado para conhecer o Programa de Compliance e Integridade de partido político

Na última quarta, dia, 29 de julho, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede apartidária, participou de uma reunião virtual a convite do Partido Podemos pela plataforma zoom. O objetivo da videoconferência era apresentar o Projeto de Programa de Compliance e Integridade Partidário que será implantado no modelo de gestão para prevenção de ilícitos de acordo com legislação brasileira.

No início da apresentação, o diretor nacional de Compliance e Integridade do Podemos Jefferson Carvalho destacou que o partido não busca o apoio formal e sim promover um debate com as 15 instituições da sociedade civil organizada e do poder público, entre elas, o MCCE. “Para nós, é muito importante ouvir os atores sociais que estão na frente na militância na transparência e integridade do sistema político. Porque poderão contribuir de forma objetiva ao programa para que possamos, na medida do possível, atender aos anseios da sociedade”.

reunião podemosO programa já possui documentos norteadores como a declaração de compliance, resolução e o código de ética. Também terá uma Comissão Nacional de Implantação com abrangência estadual e municipal, que serão geridas por uma coordenação local e monitorada pela Diretoria Nacional de Compliance e Integridade (DCI).

Após a explanação, o diretor do MCCE, Melillo Dinis parabenizou a iniciativa, no entanto avaliou que a população está descrente com os partidos políticos infelizmente. Dessa forma, sugeriu que fosse realizada uma auditoria externa para avaliação objetiva e parametrizada do programa de compliance.

Já o diretor do MCCE, Luciano Caparroz, destacou que os partidos possuem alguns vícios que comprometem atividade partidária. Ressaltou que eles devem prezar pela ética e citou exemplos. “O lançamento de edital para contratação de assessores, a criação de gabinete coletivo e não gabinetes individuais, a contratação de empresas idôneas e prestação de contas ao usarem dinheiro público, são ações que podem contribuir a trazer mais credibilidade à política”.

Caparroz também lembrou do esforço do MCCE junto aos partidos para que façam triagem dos candidatos para que estejam com a situação em conformidade com a lei da ficha limpa.

Ao final da reunião, o secretário Nacional de Transparência do Podemos Fernando Torres afirmou que foram anotadas todas ponderações feitas pelo Movimento e que o partido tem todo cuidado ao lançar uma candidatura com base na lei da Ficha Limpa para evitar problemas futuros.

Fonte: Gabrielle Garcia (Ascom-MCCE)